
Em relação os fatores que contribuíram para o desenvolvimento da Tecnologia de Alimentos, não podemos citar:
Existem microrganismos em quase todos os ambientes, estão presentes no ar, no solo, na poeira, na água, nos objetos, etc. Ainda que a conservação dos alimentos tenha sido praticada ao longo de toda a história do homem, somente depois de Louis Pasteur (1857) tomamos conhecimento do porquê dessa decomposição. A maioria dos métodos utilizados na conservação dos alimentos baseia-se na destruição dos microrganismos ou objetiva criar condições desfavoráveis para o seu crescimento, uma vez iniciado. Quando os microrganismos chegam aos alimentos, e as condições são favoráveis, iniciam sua multiplicação e crescimento passando por uma série de fases sucessivas, levando à alteração e deterioração dos alimentos. Sobre este assunto assinale a alternativa incorreta:
Vários são os processos de conservação utilizados pela indústria de alimentos, como a conservação pelo calor, pelo frio, pela irradiação, pelo controle de umidade, pela adição de soluto, por defumação, por fermentação e pela adição de aditivos. Alguns processos são considerados auxiliares, como a assepsia, remoção de microrganismos, uso de atmosfera modificada e branqueamento, pois são processos que necessitam obrigatoriamente de outros para atingir o objetivo de conservação. Sobre o processo de conservação pelo uso do calor, assinale a alternativa incorreta.
As temperaturas baixas são utilizadas para retardar as reações químicas e as atividades enzimáticas, bem como para retardar e inibir o crescimento e a atividade dos microrganismos nos alimentos. Quanto mais baixa for a temperatura tanto mais reduzida será a ação química, enzimática e o crescimento microbiano, uma temperatura suficientemente baixa inibirá o crescimento de todos os microrganismos. As enzimas presentes nos alimentos continuam atuando, mesmo com velocidade bem reduzida, durante o armazenamento refrigerado. Quanto menor a temperatura de armazenamento, menor será a atividade enzimática. Porém, esta atividade é encontrada ainda, se bem que muito lenta, em temperaturas abaixo do ponto de congelação da água pura. Sobre o processo de conservação dos alimentos pelo uso do frio, podemos afirmar que:
A água é um dos componentes dos alimentos que os microrganismos mais necessitam para o seu desenvolvimento. A redução de água livre do alimento eleva a pressão osmótica do meio e consequentemente reduz as condições de desenvolvimento microbiano. Nessas condições, as enzimas responsáveis por determinadas alterações nos alimentos, também tem suas atividades reduzidas. O controle da umidade nos alimentos pode ser realizado pelos processos de secagem, concentração e mudança da pressão osmótica do meio. Em relação a este processo de conservação, assinale a alternativa incorreta:
A fermentação do alimento é um processo que utiliza o crescimento controlado de microrganismos selecionados, capazes de modificar a textura, sabor e aroma do alimento, como também suas propriedades nutricionais. É um processo bioquímico em que os microrganismos retiram do meio em que vivem o material nutritivo de que necessitam, ao mesmo tempo em que, sob a ação catalítica de suas próprias enzimas, elaboram substâncias como ácidos, álcool, etc. Em relação a esse processo de conservação, pode-se afirmar, exceto:
Muitos termos são utilizados para definir as frutas e as hortaliças que são higienizadas e preparadas da maneira mais próxima possível do in natura, e o termo Minimamente Processado vem ganhando o consenso, já que pode melhor definir as características desses produtos. Em relação a esse assunto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Os produtos minimamente processados são frutas ou hortaliças modificadas fisicamente, mas que mantém o seu estado fresco.
( ) O processamento mínimo torna os produtos hortícolas menos perecíveis devido às operações de descascamento e corte, apresentando, dessa forma, vantagens em seu uso.
( ) As preocupações relacionadas às frutas e hortaliças minimamente processadas estão voltadas à garantia da vida útil, à necessidade de um controle rígido de temperatura e de embalagem, à higiene e sanitização eficientes dos produtos, bem como à manutenção da qualidade do produto em relação ao sabor, ao aroma e ao valor nutricional.
( ) A baixa qualidade e adaptabilidade da matéria-prima ao processamento mínimo são problemas que impedem uma expansão maior do mercado de frutas e hortaliças minimamente processadas.
O processamento mínimo de frutas e hortaliças consiste no conjunto de operações que elimina suas partes não comumente consumidas, como cascas, talos e sementes. Por conseguinte, os produtos são reduzidos a porções menores por meio do corte, de modo que fiquem prontos para o consumo imediato e, ao mesmo tempo, mantenham todas as qualidades organolépticas do produto in natura. Com relação as etapas do processamento mínimo de frutas e hortaliças, assinale a alternativa verdadeira.
No processamento de frutas e hortaliças, é comum ocorrer o escurecimento enzimático através da degradação dos compostos fenólicos pelas enzimas polifenoxidases. É possível evitar que esse escurecimento ocorra submetendo-se o alimento ao processo de:
Frutas climatéricas apresentam a característica de continuar seu processo de amadurecimento depois da retirada da planta-mãe. O composto responsável por esse processo, também conhecido como o hormônio do amadurecimento de frutas é o:
No Brasil, constata-se que as perdas pós-colheita são decorrentes de diversos fatores, como os danos à cultura, ocorridos após a sua colheita, durante transporte, armazenamento, processamento e comercialização do produto. Sobre os procedimentos referentes a perdas pós-colheita de frutas e hortaliças, assinale a afirmativa INCORRETA.
A principal função da embalagem é proteger o produto até o momento do seu consumo. Embalagens adequadas podem contribuir para diminuir o elevado índice de perdas pós colheita. Estima-se que 20 a 30% das hortaliças e frutas produzidas saem do campo mas não chegam ao consumidor final. As embalagens mais utilizadas são as de madeira, papelão e plástico.
Suas principais características são: