pencil-icon
Build your own quiz

Professional Development

7th

grade

Image

Prova - Processamento de produtos de origem vegetal.

2
plays

13 questions

Show Answers
See Preview
  • 1. Multiple Choice
    15 minutes
    1 pt

    A produção e conservação de alimentos são processos que vêm sendo desenvolvidos pelo homem, desde épocas bastante remotas. Mesmo tendo sofrido modificações, os princípios básicos da tecnologia aplicada na conservação dos alimentos, pelos nossos antepassados, ainda continuam sendo aplicados nas modernas fábricas de processamento e conservação de alimentos, como a secagem, a defumação, a salga, a fermentação, o congelamento, etc. A tecnologia de alimento é o elo de ligação entre a produção e o consumo, verificando as definições abaixo, sobre tecnologia de alimento, conclui-se que a Tecnologia de Transformação e Conservação de Produtos Agropecuários e a Tecnologia de Alimentos estão estritamente ligados. Assinale a alternativa correta.

    Tecnologia de alimentos é a aplicação de métodos e de técnicas para a produção, armazenamento, processamento, embalagem, transporte, distribuição, comercialização e utilização dos alimentos.

    Tecnologia de alimentos é a aplicação prática da Ciência e da Engenharia na produção, processamento, embalagem, distribuição e utilização do alimento.

    Tecnologia de alimentos é a ciência que trata do estudo, aperfeiçoamento e aplicação experimental de processos viáveis, visando ao seu emprego na obtenção, processamento, conservação, preservação, transporte e comércio dos alimentos em geral.

    Todas as alternativas estão corretas.

  • 2. Multiple Choice
    15 minutes
    1 pt

    Em relação os fatores que contribuíram para o desenvolvimento da Tecnologia de Alimentos, não podemos citar:

    Aumento do consumo dos produtos devido ao aumento demográfico; Influência social-trabalhista nos grandes centros urbanos ocasionando crescimento do uso de alimentos industrializados devido a sua facilidade de empregos; Aumento de consumo em situações de emergência, ocasionadas por enchentes, secas, terremotos, guerras etc

    Em relação ao aproveitamento das matérias-primas, a utilização em menor escala e, principalmente daquelas disponíveis abundantemente em certas regiões ou determinados meses do ano, fez surgirem novas técnicas, que possibilitaram a maior elaboração e distribuição permanente de produtos, em mercado onde ou quando antes eram inexistentes.

    Em relação à concorrência comercial, favoreceu o surgimento de processos originais, visando à melhoria de qualidade, aumento do tempo de preparo (pré-digeridos, instantâneos, etc.). Acondicionamento em embalagens atraentes, porém pouco protetoras, já que o desenvolvimento tecnológico nessa área evoluiu pouco.

    A tecnologia de alimentos permitiu a introdução, no comércio, de produtos utilizados como complementos no regime normal e agentes terapêuticos nas prescrições dietoterápicas, com o emprego de produtos dietéticos. Alimentos elaborados proporcionam boa oportunidade para aumentar o valor nutritivo de certas matérias primas alimentícias.

  • 3. Multiple Choice
    15 minutes
    1 pt

    Existem microrganismos em quase todos os ambientes, estão presentes no ar, no solo, na poeira, na água, nos objetos, etc. Ainda que a conservação dos alimentos tenha sido praticada ao longo de toda a história do homem, somente depois de Louis Pasteur (1857) tomamos conhecimento do porquê dessa decomposição. A maioria dos métodos utilizados na conservação dos alimentos baseia-se na destruição dos microrganismos ou objetiva criar condições desfavoráveis para o seu crescimento, uma vez iniciado. Quando os microrganismos chegam aos alimentos, e as condições são favoráveis, iniciam sua multiplicação e crescimento passando por uma série de fases sucessivas, levando à alteração e deterioração dos alimentos. Sobre este assunto assinale a alternativa incorreta:

    As doenças ocasionadas por microrganismos que usam o alimento como meio de crescimento e causam intoxicações alimentares ocasionadas por toxinas elaboradas por microrganismos e que são ingeridas com o alimento. Podemos citar como exemplos: Botulismo (Aspergillus flavus, bactéria encontrada no solo); Estafilococos - enterotoxina (Staphylococcus aureus, encontrado na pele, nariz e garganta do homem) e Aflatoxina (Clostridium botulinum, cereais em geral).

    Todos os alimentos apresentam uma microbiota natural extremamente variável, concentrada principalmente na região superficial, embora os tecidos internos, possam eventualmente apresentar formas microbianas viáveis.

    As bactérias, bolores e leveduras são os microrganismos de maior destaque como agentes potenciais de deterioração e como eventuais patógenos ao homem. O conhecimento dos fatores (intrínsecos e extrínsecos) que favorecem ou inibem a multiplicação dos microrganismos é essencial para compreender os princípios básicos que regem tanto a alteração como a conservação dos alimentos.

    Ao lado da microbiota natural, nas diversas etapas que levam à obtenção de produtos processados, os alimentos estarão sujeitos à contaminação por diferentes microrganismos, provenientes de manipulação inadequada; contato com equipamentos, superfícies e utensílios; e pela atmosfera ambiental.

  • Answer choices
    Tags
    Answer choices
    Tags

    Explore all questions with a free account

    Already have an account?