pencil-icon
Build your own quiz

Biology

10th -

12thgrade

Image

Revisando Tecido Conjuntivo Sanguíneo

42
plays

8 questions

Show Answers
See Preview
  • 1. Multiple Choice
    3 minutes
    1 pt
    Image

    Um paciente deu entrada em um pronto-socorro apresentando os seguintes sintomas: cansaço, dificuldade em respirar e sangramento nasal. O médico solicitou um hemograma ao paciente para definir um diagnóstico. Os resultados estão dispostos na tabela:

    o sangramento nasal é devido à baixa quantidade de plaquetas, que são responsáveis pela coagulação sanguínea.

    o cansaço ocorreu em função da quantidade de glóbulos brancos, que são responsáveis pela coagulação sanguínea.

    a dificuldade respiratória decorreu da baixa quantidade de glóbulos vermelhos, que são responsáveis pela defesa imunológica.

    o sangramento nasal é decorrente da baixa quantidade de glóbulos brancos, que são responsáveis pelo transporte de gases no sangue.

    a dificuldade respiratória ocorreu pela quantidade de plaquetas, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio no sangu

  • 2. Multiple Choice
    3 minutes
    1 pt
    Image

    O tecido hematopoiético (do grego hematos, sangue, e poese, formação, origem) é um tipo de tecido conjuntivo responsável pela produção de células sanguíneas e da linfa, e se localiza no interior de alguns tipos de ossos. O sangue circula pelo sistema vascular em animais com sistemas circulatórios fechados. É formado por uma porção celular de natureza diversificada chamada “elementos figurados” do sangue, que circula em suspensão em meio fluido, o plasma.


    Em relação ao tecido hematopoiético e sua constituição, assinale a alternativa CORRETA.

    Os linfócitos apresentam-se com núcleo bilobado e citoplasma preenchido por muitos grânulos róseos. Móveis e fagocitários atuam nos organismos envolvidos por reações alérgicas.

    Os leucócitos, também chamados de glóbulos brancos, fazem parte da linha de coagulação sanguínea e são acionados em casos de infecções, para que cheguem aos tecidos na tentativa de destruírem os agressores, como vírus e bactérias.

    As hemácias são conhecidas como glóbulos vermelhos devido ao seu alto teor de hemoglobina, uma proteína avermelhada que contém ferro em sua composição. A hemoglobina capacita as hemácias a transportar o oxigênio a todas as células do organismo.

    As plaquetas, por serem fragmentos de células, fazem parte do plasma sanguíneo.

    O sangue é composto aproximadamente por 66% de elementos figurados (células: hemácias, leucócitos e plaquetas) e 34% de plasma (matriz extracelular). Ou seja, a maior parte do sangue é composta por células.

  • 3. Multiple Choice
    3 minutes
    1 pt

    A doação de sangue é um ato de solidariedade e pode salvar a vida de muitas pessoas. Sobre os componentes deste tecido, assinale a alternativa correta.

    O O2 e os nutrientes, como glicose e aminoácidos, são transportados através das hemácias.

    O plasma sanguíneo é o componente extracelular em abundância, característico do tecido conjuntivo.

    Os reticulócitos – células de defesa do sangue – produzem anticorpos quando entram em contato com elementos estranhos.

    A hemoglobina perde sua conformação estrutural e, conseqüentemente, a função devido a uma falha na síntese protéica, ocasionada por uma doença hereditária, a anemia falciforme.

    A coagulação sanguínea é desencadeada por uma série de enzimas, culminando na formação de um trombo, cujos principais componentes são hemácias e leucócitos.

  • Answer choices
    Tags
    Answer choices
    Tags

    Explore all questions with a free account

    Already have an account?