10 questions
Os vários tipos de diabete são hereditários, embora o distúrbio possa aparecer em crianças cujos pais são normais. Em algumas dessas formas, os sintomas podem ser evitados por meio de injeções de insulina. A administração de insulina aos diabéticos evitará que eles tenham filhos com este distúrbio?
a) depende do tipo de diabete, pois nesses casos o genótipo pode ser alterado evitanto a manifestação da doença nos filhos;
b) não, pois tanto o genótipo como o fenótipo dos filhos são alterados pela insulina;
c) não, pois o genótipo dos filhos não é alterado pela insulina;
d) sim, pois a insulina é incorporada nas células e terá ação nos filhos;
7) "Cada caráter é condicionado por um par de fatores que se separam na formação dos gametas". Mendel ao enunciar essa lei já admitia, embora sem conhecer, a existência das seguintes estruturas e processo de divisão celular, respectivamente:
a) cromossomos, mitose.
b) núcleos, meiose.
c) núcleos, mitose.
d) genes, mitose.
e) genes, meiose.
A afirmação que uma mulher Rh- não deve casar-se com um homem Rh+:
a) é correta, pois todos os filhos desse casal serão abortados.
b) é correta, pois todos os filhos desse casal terão uma doença grave fetal caracterizada por uma anemia profunda (Eritroblastose fetal).
c) é incorreta, pois o primeiro filho em geral não tem a anemia, mesmo sendo Rh+, bem como todos os filhos Rh não serão atingidos pela doença e esta só atinge uma pequena fração de casos em outras gestações de filhos Rh+.
d) é incorreta, pois filhos Rh+, mesmo no caso de glóbulos vermelhos atingirem a circulação materna em sucessivas gestações, não serão atingidos pela Eritroblastose fetal.
e) é incorreta, pois não existe influência do fator Rh positivo ou negativo nos casos de Eritroblastose fetal.
O heredograma a seguir representa uma famÃlia na qual há casos de fibrose cÃstica ( ), uma anomalia genética autossômica recessiva. A mulher III-4 espera uma criança. O ultrasom revelou ser uma menina. Qual a probabilidade de ela ter fibrose cÃstica?
a) 1/8
b) 1/4
c) 1/2
d) 2/3
e) 1/16
Observe atentamente a genealogia abaixo. O caráter em questão é autossômico dominante e raro na população. O gene em consideração é de penetrância completa. A chance de II (1) ser recessivo é de:
a) 2/3
b) 1/2
c) 1/4
d) 3/4
e) 1
No heredograma a seguir os cÃrculos representam o sexo feminino e os quadrados, o sexo masculino. Os indivÃduos com uma doença genética são marcados em preto. Analisando o heredograma, o tipo de herança dessa doença genética é:
a) autossômica, dominante;
b) autossômica, recessiva;
c) ligada ao X, dominante;
d) ligada ao X, recessiva;
e) ligada ao Y.
Em uma população de mariposas, 96% dos indivÃduos têm cor clara e 4%, cor escura. IndivÃduos escuros cruzados entre si produzem, na maioria das vezes, descendentes claros e escuros. Já os cruzamentos entre indivÃduos claros produzem sempre apenas descendentes de cor clara. Esses resultados sugerem que a cor dessas mariposas é condicionada por:
a) um par de alelos, sendo o alelo para cor clara dominante sobre o que condiciona cor escura.
b) um par de alelos, sendo o alelo para cor escura dominante sobre o que condiciona cor clara.
c) um par de alelos, que não apresentam dominância um sobre o outro.
d) Dois genes ligados com alta taxa de recombinação entre si.
e) fatores ambientais, como a coloração dos troncos onde elas pousam.
A cor dos pêlos em coelhos é definida geneticamente. No entanto, coelhos da variedade Himalaia, podem ter a cor dos seus pêlos alterada em função da temperatura. Isto indica que o ambiente influencia:
a) o fenótipo apenas na idade adulta.
b) o genótipo da população.
c) o genótipo e o fenótipo.
d) o genótipo apenas para cor dos pêlos.
e) o fenótipo dos indivÃduos.
Uma planta A e outra B, com ervilhas amarelas e de genótipos desconhecidos, foram cruzadas com plantas C que produzem ervilhas verdes. O cruzamento A x C originou 100% de plantas com ervilhas amarelas e o cruzamento B x C originou 50% de plantas com ervilhas amarelas e 50% verdes. Os genótipos das plantas A, B e C são, respectivamente,
a) Vv, vv, VV. .
b) VV, vv, Vv
c) VV, Vv, vv.
d) vv, VV, Vv.
e) vv, Vv, VV.
Certos genes influem sobre várias estruturas que não parecem relacionadas nem anatômica nem funcionalmente. Na sÃndrome de Ellis-van Creveld, determinada pela homozigose de um gene autossômico recessivo, os sinais são: baixa estatura, retardamento mental, polidactilia de mãos e pés, comunicação interauricular e unhas displásicas. Tudo isso resulta da ação de um único par de genes. Tais genes são chamados de:
a) Recessivos.
b) Operadores.
c) Pleitrópicos.
d) Epistáticos.
e) Dominantes.