No student devices needed. Know more
15 questions
A INVESTIGAÇÃO DA NATUREZA HUMANA ORIGINA-SE NA FILOSOFIA GREGA. SÓCRATES ESTIMULOU A REFLEXÃO SOBRE O HOMEM E SUA CAPACIDADE DE ALCANÇAR A VERDADE.
V
F
PARA SÓCRATES, O CONHECIMENTO É UMA VIRTUDE DO SER HUMANO. PARA ADQUIRIR ESSA VIRTUDE, É NECESSÁRIO LIVRAR-SE DO PRECONCEITO E DA ARROGÂNCIA DE ACHAR QUE SABE TUDO.
V
F
Sócrates escreveu várias obras junto ao seu discípulo Platão.
V
F
Sócrates foi acusado pelo Tribunal Ateniense de corromper a juventude e não reconhecer os deuses do Estado.
V
F
Sócrates morreu enforcado pelo próprio imperador de Atenas.
V
F
Antes de tomar cicuta, Sócrates conversa com seus discípulos. Essa ultima conversa antes de sua morte é descrita na obra Fédon, escrita por Platão.
V
F
Até então, a filosofia procurava explicar o mundo baseada na observação das forças da natureza. Com Sócrates, o ser humano voltou-se para si mesmo.
V
F
Sócrates concebia o homem como um composto de dois princípios: a alma e o corpo.
V
F
"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses". Esta era a frase defendida por Sócrates e encontrada no portal do Oráculo de Delfos.
V
F
Para Sócrates, só voltando-se para seu interior o homem chega à sabedoria e se realiza como pessoa. Dessa forma, a filosofia torna-se um incessante exame de si, colocando o homem e os seus problemas como centro dos interesses da Filosofia.
V
F
A atividade de Sócrates era baseada na ação dialogada.
V
F
Sócrates estabeleceu: "Tudo que sei é que nada sei."
V
F
Sócrates não defendia a imortalidade da Alma.
V
F
Para Sócrates, o corpo físico é o sujeito do conhecimento.
V
F
Segundo SÓCRATES, a alma é diferente do corpo físico e ela o utiliza como instrumento para realização dos seus desígnios.
V
F
Explore all questions with a free account