No student devices needed. Know more
36 questions
Leia com atenção as afirmações a seguir:
I - O objetivo dos sistematas é, de maneira geral, descobrir todos os ramos da árvore filogenética da vida e compreender as relações de parentesco entre os seres vivos.
II - Theophrastus foi um importante naturalista grego que ficou conhecido como o "Pai da Taxonomia".
III - Durante a Era Cristã, o médico grego Pedanius Dioscórides (40-90 d. C.), publicou a obra “De Materia Medica” por volta de 70 d. C. Nessa obra, descreveu o emprego terapêutico de muitas plantas utilizadas para fins medicinais.
Estão corretas:
Apenas I
I e II
I e III
II e III
Karl von Linné, conhecido como Lineu, foi um botânico sueco que contribui, de forma significativa, para os estudos da classificação biológica. Seu trabalho, durante o século XVIII, esteve baseado no (a) chamado (a):
Doutrina dos Sinais
Sistema Artificial
Sistema Natural
Chave Dicotômica
Em relação às categorias de classificação biológica, propostas por Lineu durante o século XVIII, é correto afirmar que:
Na Botânica, a categoria Filo não é utilizada, sendo recomendado o uso da categoria Divisão na representação dessa hierarquia taxonômica.
A terminação aceae é representativa da categoria família na Botânica.
Várias famílias botânicas reunidas constituem uma classe.
O Código Internacional de Nomenclatura Botânica recomenda o uso de itálico para as categorias gênero e família.
Analise com atenção os nomes científicos descritos a seguir e assinale o que se apresentar CORRETO segundo as regras da Taxonomia botânica:
Passiflora Edulis Sims
Monotropa uniflora L.
Dionaea muscipula Ellis
Parapiptadenia rigida (Benth.) Brenan
Muito embora a nomenclatura binomial ainda seja a base da classificação taxonômica, os nomes de algumas plantas podem consistir em três partes, como encontramos em membros da família Brassicaceae, tais como a couve-manteiga, couve-flor, brócolis e repolho, todos pertencentes à espécie Brassica oleracea. Nesse caso, sabendo que todas essas plantas possuem um ancestral comum, como denominamos essa classificação?
Raças
Variedades
Gêneros
Epítetos
Na década de 1980, duas pesquisadoras: Lynn Margulis e Karlene Schwartz, reconheceram o sistema de 5 Reinos proposto por Robert H. Wittaker em 1969. No entanto, naquela época, sugeriram incluir todas as algas no Reino Protista, independentemente de seu tamanho.
Na atualidade, sabemos que nem todas as algas estão inclusas no Reino Protista.
Dentre as alternativas abaixo, assinale a que apresentar um grupo de algas que não atende a essa classificação e está incluso no Reino Chromista ou Stramenopila:
Dinoflagelados
Cianobactérias
Diatomáceas
Euglenofíceas
Analise com atenção as afirmações a seguir, relativas ao sistema binomial estabelecido por Lineu durante o século XVIII:
I - O termo binomial é constituído, basicamente, por duas palavras: uma representando o gênero (epíteto genérico) e a outra representando o epíteto específico. Juntas, constituem a espécie.
II - O epíteto genérico não pode ser escrito sozinho, pois não representa nenhum valor taxonômico.
III - Quando não é possível reconhecer a espécie de determinada planta, recomenda-se colocar sp. após o gênero. Esse sp. deve ser escrito em itálico.
Estão CORRETAS:
Apenas I
I e II
I e III
II e III
A importância ecológica das cianobactérias em relação ao ciclo do N se refere ao fato de:
Essas algas apresentarem representantes heterótrofos, capazes de degradar proteínas e obter N no estado livre.
As cianobactérias, juntamente bactérias heterótrofas do solo e da água, realizarem a fixação do N atmosférico no ciclo desse elemento na natureza.
As cianobactérias serem autótrofas fotossintetizantes.
As cianobactérias terem representantes aquáticos, em sua maioria.
Sabemos que as cianobactérias são bastante comuns na natureza, representando um importante grupo de algas procariontes do fitoplâncton, tanto em águas continentais como nos oceanos. Seus representantes podem apresentar talos:
Unicelulares cocoides somente
Unicelulares cocoides e monadoides
Unicelulares cocoides e coloniais
Unicelulares, coloniais e filamentosos
Dentre as possíveis vantagens da camada mucilaginosa que envolve as cianobactérias, analise com atenção as alternativas a seguir e escolha a CORRETA:
Está presente apenas em cianobactérias marinhas.
Parece dificultar o estabelecimento e sobrevivência de cianobactérias em ecossistemas eutrofizados.
Dificulta a manipulação e ingestão das células pelos organismos do zooplâncton, diminuindo significativamente as taxas de herbivoria no meio aquático.
Torna essas algas menos palatáveis, pois é constituída por compostos tóxicos.
Tipo de divisão celular, encontrada nas cianobactérias, na qual ocorre a quebra do tricoma em pequenas partes, as quais crescem, formando novos indivíduos.
Esse tipo de reprodução assexuada forma:
Ficobilissomos
Apressórios
Acinetos
Hormogônios
As protoclorófitas são algas que possuem uma grande importância como produtoras primárias em águas continentais e marinhas.
Dentre as alternativas abaixo, assinale a que apresentar uma diferença entre essas algas e as cianobactérias:
São procariontes
Possuem clorofila a
Não apresentam ficobiliproteínas
Apresentam talo unicelular
As algas vermelhas constituem um importante grupo de algas marinhas macroscópicas, em cuja parede celular há impregnação de compostos de importância econômica. Assinale a alternativa que apresente, corretamente, alguns desses compostos:
Alginatos
Dióxido de silício
Ágar-ágar e carragenanas
Peptidoglicanos
Certas algas vermelhas depositam carbonato de cálcio em suas paredes celulares, sendo comuns em todos os oceanos do mundo, crescendo sobre rochas a até 268 m de profundidade e em zonas costeiras rochosas, formando o que chamamos de RODOLITOS. Tais algas são popularmente conhecidas como:
Algas vermelhas filamentosas
Algas vermelhas coralináceas
Algas vermelhas macroscópicas
Kelps
Sobre as algas do grupo das heterocontas, leia com atenção as afirmações a seguir:
I - Fazem parte desse grupo as diatomáceas, crisofíceas, xantofíceas e dinoflagelados.
II - Todos os integrantes desse grupo possuem dois flagelos em suas estruturas de reprodução, sejam elas esporos ou gametas masculinos, porém não nos indivíduos adultos.
III - Todos os integrantes desse grupo são organismos autótrofos fotossintetizantes.
Estão CORRETAS:
Apenas I
Apenas II
Apenas III
I e II
II e III
Nas diatomáceas, alguns representantes do grupo das penadas podem ser encontrados crescendo na superfície de sedimentos úmidos e estes podem apresentar certa capacidade de locomoção por uma fenda complexa na parede celular denominada ___________________.
Complete corretamente a frase acima.
As frústulas das diatomáceas têm se acumulado durante milhões de anos nos sedimentos marinhos, formando uma substância fina e porosa chamada __________________________.
Complete corretamente a frase acima:
Alguns grupos de algas heterocontas, como as crisofíceas, podem apresentar hábitos de vida heterotróficos, se nutrindo de bactérias e outros compostos orgânicos em lagos temperados. Por que elas fazem isso se contêm pigmentos fotossintetizantes?
Sabemos que as xantofíceas (algas verde-amareladas) são algas que possuem muitos dos pigmentos também encontrados em diatomáceas, crisofíceas e algas pardas, porém não possuem:
Clorofila a
Clorofila c
Carotenoides
Fucoxantinas
Padina e Sargassum constituem gêneros de algas pardas muito importantes nos ecossistemas marinhos. Essas algas crescem sobre rochas, sedimentos, conchas e, além de seu papel como produtores primários, desempenham um outro importante papel ecológico nesse ecossistema. Explique.
A alga parda Laminaria forma extensos "kelps" nos ambientes marinhos, especialmente em águas frias e seu talo é dividido em três partes: lâmina, estipe e _________________________, que fixa a alga em seu substrato.
Complete corretamente a frase acima.
Cite dois aspectos de importância econômica associado às algas pardas e às algas vermelhas.
Sobre os dinoflagelados, leia com atenção as afirmações a seguir:
I - São importantes componentes do fitoplâncton em ecossistemas marinhos e de águas continentais.
II - Formam importantes associações biológicas com corais em áreas de recifes, constituindo as zooxantelas.
III - Todas as espécies de dinoflagelados são autótrofas fotossintetizantes e apresentam clorofila a, clorofila c, carotenoides e peridinina.
Estão CORRETAS:
Apenas I
Apenas II
I e II
II e III
Qual a função exercida pelo flagelo transversal e pelo flagelo longitudinal nos dinoflagelados?
Certas espécies de dinoflagelados, como Noctiluca scintilans, são capazes de emitir flashes de luz na água em resposta a movimentos de atrito. Esses flashes podem auxiliar essas algas a se despistar de possíveis animais herbívoros do grupo do zooplâncton. Tal fenômeno é denominado _____________________________.
Dentre as alternativas abaixo, assinale as corretas em relação ao fenômeno das florações:
Todas as florações de cianobactérias são tóxicas.
Nas florações de diatomáceas, pode ocorrer liberação de ácido domoico na água, com grande potencial tóxico.
As florações de dinoflagelados tóxicos são denominadas Maré Vermelha.
As algas verdes são capazes de provocar eventos de floração, porém não tóxicas.
Na atualidade, cerca de 2/3 dos gêneros de euglenofíceas são incolores e se nutrem com ingestão de partículas sólidas ou absorção de compostos orgânicos dissolvidos na água. Essa característica permite a essas algas crescerem em locais _________________________________.
Analise com atenção as afirmações a seguir sobre as euglenofíceas:
I - Nos representantes de águas continentais há presença de um vacúolo contrátil, o qual tem como função coletar o excesso de água de todas as partes da célula, acumulada pelo processo de osmose.
II - Não possuem parede celular e nem qualquer estrutura rígida nas células.
III - Possuem cloroplastos com duas membranas.
IV - Apresentam pigmentos como a clorofila a e a clorofila b, mas ausência de carotenoides.
Estão CORRETAS:
I e II
I e III
II e III
III e IV
Qual a teoria que procura explicar a origem dos cloroplastos nas euglenofíceas?
Sobre as algas verdes, leia e analise com atenção as alternativas abaixo e assinale a CORRETA:
Possuem a maior abundância e diversidade morfológica dentre todos os grupos de algas conhecidas.
Seus representantes possuem clorofilas a e c.
Apresentam representantes que podem atuar como mixotróficos, contendo pigmentos, mas podendo consumir partículas sólidas do meio aquático.
São todas de vida livre, não se associando a nenhum outro organismo na natureza.
Como é denominado o talo que possui uma única célula, visível a olho nu, com numerosos núcleos? Cite um exemplo de alga verde com esse tipo de talo.
A alga verde Trentepohlia aurea é uma espécie terrestre, encontrada sobre rochas, barrancos úmidos e troncos de árvores. Essa alga filamentosa possui uma coloração alaranjada devido à presença de pigmentos carotenoides, armazenados em suas células nos __________________________.
Algas verdes unicelulares, como a Chlamydomonas, que possuem dois flagelos, possuem um talo classificado como:
Cocoide
Monadoide
Cenobial
Sifonocladado
Tipo de talo, encontrado nas algas verdes, que apresenta células unidas fisicamente, com número definido e morfologia conhecida. Importante para aumentar a capacidade de flutuação na coluna de água. Ex. Pediastrum simplex
Dentre as alternativas a seguir, assinale a correta:
Filamentoso
Colonial
Cenocítico
Cenobial
Na alga Spirogyra, como são denominadas as vesículas arredondadas visíveis em seus cloroplastos espiralados? Qual a função dessas estruturas nessas algas?
Dentre as características associadas à importância econômica das algas verdes, cite pelo menos duas.
Explore all questions with a free account